CENTRO DE ENSINO ESPECIAL, a inclusão começa aqui!

Por Luciene Freire Cazassus Arantes

Quando o assunto é inclusão escolar, logo pensamos na inserção de nossos filhos no ensino regular. Contudo, muitos alunos com deficiência iniciam sua vida escolar nas escolas regulares, mas por razões diversas, não conseguem se sentir felizes lá e acabam encontrando apoio e se sentindo mais acolhidos nos Centros de Ensino Especial. Isso porque esses centros são formados por profissionais especializados no atendimento às necessidades específicas de cada aluno!

Nos Centros de Ensino Especial as pessoas com deficiência encontram um atendimento diferenciado, com turmas reduzidas, profissionais especializados e dedicados que exercem sua função com muito amor e carinho. O meu filho, Caíque, passou por duas dessas instituições em Brasília e posso afirmar que a experiência que tivemos em ambas foi muito positiva para o desenvolvimento dele!

fotos 2013 084

Eu e o meu filho, Caíque

Depois de um período turbulento na vida escolar do meu filho, em que ele não deu conta de continuar na escola regular ou a escola não deu conta de lidar com as diferenças que ele apresentava nesta fase de sua vida,  recorremos ao atendimento do Centro de Ensino Especial 01 de Brasília, onde foi recebido por todos com imenso carinho e respeito por suas limitações. No período em que lá estudou conseguiu se reestruturar para hoje estar de volta à escola regular com grande sucesso! Procuramos manter com o Centro um laço afetivo de gratidão e carinho pelo bem que eles fizeram ao meu filho! Caíque ama aquele Centro e seus amigos de lá, sempre fala deles com muito afeto e procuramos manter contato com todos!

Centro de Ensino Especial Número 01 – CEE01 atende alunos com idade acima de 14 anos, que oferecem turmas reduzidas, oficinas sóciopedagógicas, como: informática, higiene e beleza, psicomotricidade, lavagem de carro, movimento e expressão, e reciclagem. Neste Centro também funciona o CAS -Centro de Atendimento ao Surdo. E tudo em um espaço privilegiado, cercado por muito verde!

 

fotos 2013 071

Caíque em evento do CEE 01

 

Caíque também estudou no Centro de Ensino Especial 02 de Brasília, onde funciona a estimulação precoce e atendem alunos até 14 anos. Lá é realizado um trabalho de preparação da criança para a escola regular, mas sempre respeitando a limitação e vontade de cada família. Também é uma escola maravilhosa, que certamente fez a diferença na vida do meu filho!

Hoje, posso dizer que esse centros cumpriram na vida do Caíque com sucesso sua missão de servir como fortalecedora de sua autoestima, estimulando seu potencial de aprendizagem e de socialização, tornando-o assim apto ao seu retorno às escolas regulares.

 

Você também pode gostar:

Experiências com a Inclusão Escolar

Projeto de Artes para pessoas com necessidades especiais: Uma experiência de Sucesso!

 

Contudo, sabemos que muitos irão precisar dos Centros de Ensino Especial por toda a sua vida escolar, assim como outros tantos nunca irão frequentar tais instituições, pois cada indivíduo tem a sua realidade e devemos respeitá-las!

Assim como esses dois Centros de Ensino Especial no DF, existem mais 11 em diversas regiões administrativas do entorno. Além dos Centros de Ensino Especial, algumas ONGs também fazem um trabalho belíssimo com nossos meninos, como as APAES, PESTALLOZZI e AMPARE.

CEE03

CEE 01

 

CEE2

CEE 01

O que quero passar para vocês, como mãe e profissional da área, é que cada uma dessas instituições, sejam os centros de ensinos especiais, ONGS e escolas regulares, exercem um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência.Cada uma  respeitando as limitações e diferenças de cada indivíduo. Afinal, essa é a verdadeira inclusão, onde todos respeitam suas diferenças, pois ninguém é igual a ninguém!

 

 

3 comentários sobre “CENTRO DE ENSINO ESPECIAL, a inclusão começa aqui!

  1. Laise Ribeiro disse:

    Bastante esclarecedor e incentivador. Deixou clara a mensagem de que todos têm suas particularidades e é preciso escolher o lugar onde o encaixe, naquele momento, for o mais acolhedor e produtivo possível. Aprendendo cada vez mais, agradeço e parabenizo o blog, mais uma vez!

    Curtido por 2 pessoas

  2. robertalessablog disse:

    Há seres que estão em nossas vidas como faróis em mar revolto: alumiam nas tempestades, aquecem nas frias noites e nos mostram caminhos e direções.
    Que belo trabalho esse onde seres com necessidades diferenciadas são além de deficientes, são seres além de especiais, são seres como nós…
    Um abraço acarinhado à todos os que são, estão e torcem por uma humanidade tão iguais, apesar da miríade de diferenças que nos constitui…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s