Por Luciene Freire Cazassus Arantes
Hoje vamos falar sobre mais uma iniciativa de sucesso do Colégio Cesas de Brasília: O projeto de artes para os alunos especiais. Esse projeto é uma parceria do colégio com a APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil), financiado pela ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil).
Desde julho de 2014, uma vez por semana, o professor Carlos Rufino da APABB junto com a professora Cheila Borges do Cesas, recebem alunos especiais, não só do próprio Colégio como de toda comunidade brasiliense, para juntos mergulharem no mundo das artes.
Segundo o professor Carlos, eles trazem para os alunos técnicas como a textura em tela, pintura figurativa, entre outras.Como a aquisição das telas encareceria muito o projeto, uma maneira alternativa que encontraram foi a produção pelos próprios alunos de suas telas. “Com um bom papel e tinta PVC eles criam telas ótimas” , afirmou o professor.
Todo esse processo é feito de forma lúdica e prazerosa, proporcionando aos alunos um momento feliz, de aprendizagem e oportunidade de socialização, segundo o professor Mansueto que colabora com os professores Carlos e Cheila no projeto.
Esse projeto propicia um estímulo ao potencial criativo dos alunos, de forma que eles liberem suas emoções, abrindo para eles um novo canal de comunicação com o mundo. Assim, através das artes, eles têm a possibilidade de se expressar sem barreiras!
Segundo a professora Cheila, esse projeto estimula a autoestima dos alunos ao perceberem que conseguem produzir trabalhos maravilhosos e têm a possibilidade de serem artistas, podendo, se assim o desejarem, desenvolver-se profissionalmente.
A repercussão deste trabalho tem sido muito positiva no desenvolvimento dos alunos.
Para Madalena, mãe do aluno Flávio que participa do projeto, a implantação deste foi um ganho para os alunos. Segundo ela, seu filho vem demonstrando grande interesse em ir para escola no dia do projeto. Ela também afirma que o projeto vem contribuindo para o despertar do interesse do Flávio pelas artes, já que até então não gostava de sequer mexer com tintas. Para ela, a arte é muito importante para o desenvolvimento do ser humano!
Todo final de ano, para encerrar as atividades do projeto, é feita uma exposição das obras criadas pelos alunos. As obras já foram expostas na AABB e CCBB com grande sucesso!
Muito lindo!!! É tudo que estes seres tão especiais precisam para manifestarem suas sensibilidades que tanto nos acrescentam! Parabéns à todos que investem neste filão de ouro!!! Deus os abençoe!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Talita,
fico-lhe deveras grato pela visita à minha página UAÍMA. Quanto ao seu trabalho realizado junto ao Projeto, e em foco nesta postagem, envio-lhe um modesto abraço, que a grandeza dele não acha exata medida.
Darlan M Cunha
CurtirCurtir