Pandemia: Olhar Plural – uma exposição realizada por fotógrafos com síndrome de Down

O Dia Internacional da síndrome de Down chegou (21/03) e para celebrar essa data tão importante, vamos lançar mais uma linda exposição fotográfica da Galera do DIS ! Devido ao momento que estamos passando, vamos divulgar uma versão online para que vocês possam navegar pelas fotos na segurança e conforto de suas casas. E quando for possível, faremos a versão itinerante com o acervo completo 💙 É importante ressaltar que as saídas fotográficas foram realizadas em janeiro e fevereiro respeitando todas as restrições vigentes no período. Confiram!

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: A primeira traz foto preta e branco de 3 mulheres abraçadas e sorrindo em frente a um painel de fotos. Texto da imagem: O Diário da Inclusão Social é um coletivo que promove ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, buscamos sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornarmos a nossa sociedade mais inclusiva para todos. Acreditamos que a inclusão é uma poderosa ferramenta de transformação social. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

Descrição imagem 2: Release da Exposição contendo Logo da exposição – Desenho de um olho e título Pandemia: Olhar Plural. Texto da imagem: Pandemia: Olhar Plural” é uma exposição fotográfica que tem o intuito de retratar o momento singular que a humanidade vive sob a ótica de 11 jovens fotógrafos com síndrome de Down que compõe o grupo @galeradodis Os retratos expressivos e marcantes foram capturados em saídas fotográficas realizadas com o auxílio de um grupo de fotógrafos voluntários e retratam a rotina das pessoas em meio a pandemia do novo coronavírus. A exposição lança luz sobre a importância de ressignificarmos o cotidiano, valorizando os pequenos detalhes que permeiam a nossa vida, como um passeio no parque ou uma ida à academia. A exposição é fruto da parceria entre o Diário da Inclusão Social e a fotógrafa Gi Sales.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Foto de uma mulher morena com óculos escuros, segurando uma câmera fotográfica em uma das mãos e aparece na frente de uma banner de exposição fotográfica. Texto da imagem: Gi Sales é a curadora do projeto em parceria com o DIS – Diário de Inclusão Social, tendo iniciado no ano de 2018, sendo um sucesso até os dias atuais. A primeira exposição fotográfica ocorreu em 2019 com o tema: UM OLHAR ESPECIAL PARA A NATUREZA .Gi Sales é fotógrafa há 10 anos dedicando-se, nos últimos deles, a registros fotográficos de pessoas com deficiência, com destaque para a Síndrome de Down.
A capacitação fotográfica aos jovens da Galera do DIS é para Gi Sales motivo de imenso orgulho e satisfação. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

Descrição imagem 2: release da exposição.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem:

Os acrobatas
Torre de TV
Fotógrafo: Wagner
Fotógrafo: Wagner Fotógrafo Orientador: Fernanda Resende

A arte do equilíbrio em conjunto, depende do nosso próprio equilíbrio. Foto em preto e branco de dois homens e uma mulher, um dos homens segura com as mãos uma outra mulher que se equilibra em pé. Todos utilizam máscaras no rosto.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de um jovem com síndrome de Down que aparece sorrindo com óculos de grau e segurando uma câmera fotográfica na mão. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Sou Wagner Rodrigo, tenho 30 anos, nasci em Brasília e amo fotografar a natureza, pessoas e festas de comemoração. Trabalho no STJ na Comunicação, gosto de dançar, cantar e fazer amizades. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: Operários da construção civil Local: Noroeste/Brasília

Fotógrafa: Vitória Fotógrafa orientadora: Jane de Araújo

A luta incansável daqueles que não podem parar. Foto em preto e branco de 4 operários no meio de uma construção.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down que aparece sorrindo segurando uma câmera fotográfica nas mãos. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Vitória Mesquita, 22 anos, estudante, fotógrafa, modelo e blogueira. Sempre em busca de novos desafios, descobriu na fotografia a sua maior vocação. Nessa exposição, Vitória trouxe seu olhar atento para o trabalho daqueles que, durante a pandemia, mostraram-se presentes e atuantes em prol do coletivo. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: Pai e Filha Asa Norte/ Parque Olhos D´Agua

Fotógrafo: Miqueas Fotógrafo Orientador: Sérgio Camargo

O isolamento social é capaz de fortalecer ainda mais o amor entre pai e filha. Foto em preto e branco de homem sentado em banco de quiosque do parque. Ele usa boné e máscara de proteção no rosto e apoia em seu braço aparece sua filha pequena.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de um jovem com síndrome de Down que usa boné e segura com uma das mãos câmera fotográfica. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Sou Miqueas Menezes do Santos, nascido em João Pessoa/ Paraíba, cidade onde o sol nasce primeiro com praias lindas e belezas naturais. Há 17 anos mudei para Brasília com minhas irmãs, cidade na qual fui muito bem acolhido. Foi em Brasília que tive grandes desafios e também grandes vitórias, sou transplantado passei por muitas dificuldades, mas encontrei nas dificuldades motivos para sorri. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem:

Prancha Academia Sport Point/ Jardim Botânico

Aguentar o próprio peso exige esforço, treino e disciplina. Foto em preto e branco de mulher fazendo o exercício de prancha na academia. Ela aparece com cabelo preso, máscara no rosto e fone de ouvido.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down que está em uma academia e utiliza óculos de grau, máscara de proteção e segura com uma das mãos uma câmera fotográfica. Texto da imagem: Esta da foto sou eu, Mariana Veiga Esteves Lima, em tempos de pandemia. Tenho 22 anos e adoro fotografas com meus amigos, porém desta vez precisou ser diferente. Saímos só eu e a Fernanda, Participar deste projeto é a realização de um sonho. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem:

A Fé – Asa Sul/ Centro Clínico Lúcio Costa

Fotógrafa: Lia Luiza Fotógrafa Orientadora: Gisele Santos

É preciso o desdobramento de todos nós para sonharmos com a esperança de dias melhores. Foto em preto e branco de mulher com máscaras no rosto olhando para o infinito e de costas para um vidro espelhado.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down que utiliza um chapéu, óculos de grau e segura com as duas mãos uma câmera fotográfica. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Olá! meu nome é Lia Luiza, tenho 15 anos, sou uma adolescente como qualquer outra, com inúmeras possibilidades, fotografar é apenas uma delas. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem:

Dona Caçulinha – Local: Bairro Noroeste/Brasília

Fotógrafo: Ian Stuckert Fotógrafa orientadora: Jane de Araújo

“O Fotógrafo tem a mesma função do poeta: Eternizar o momento que passa” Mário Quintana. Foto em preto e branco de mulher catando resíduos recicláveis em container de lixo.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de um jovem com síndrome de Down que utiliza óculos de grau e traz pendurado ao pescoço uma câmera fotográfica. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Ian Santana Stuckert – 24 anos, natural de Brasília. Sou atleta da APAE-DF corredor de 100 m, 200m e revezamento 4×100. Apaixonado por fotografia desde pequeno, venho de uma família de fotógrafos. Gosto de fotografar de tudo um pouco. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: Lavando as mãos – Local: Esplanada dos Ministérios/ Catedral Nossa Senhora Aparecida

Fotógrafo:Gabriel / Fotógrafo orientador: Ricardo Cifuentes

Cuidando de si para zelar pela saúde de todos os outros. Foto em preto e branco de mãos sendo lavadas na pia.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de um jovem com síndrome de Down que utiliza óculos de grau e segura câmera fotográfica nas mãos. Atrás paisagem de natureza. Texto da imagem: Gabriel Lima, 23 anos, modelo e skatista que adora fotografar a vida! Neste momento singular da humanidade, as fotos refletem os detalhes do nosso novo dia a dia. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem:

Policiais e sua viatura – Local: Torre de TV

Fotógrafo: Carlos Henrique/ Fotógrafa Orientadora: Fernanda Resende

Mesmo em tempos difíceis, os policiais seguem empenhados em garantir a segurança dos cidadãos. Foto em preto e branco de quatro policiais que utilizam máscaras no rostos e estão parados em frente a uma viatura.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de um jovem com síndrome de Down que aparece segurando uma máquina fotográfica nas mãos. Texto da imagem: Carlos Henrique, carinhosamente chamado de Caique, hoje com 25 anos. Fotografar, registrar os pequenos momentos da vida é uma grande alegria para ele! O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: O violonista e o vendedor de picolé Local: Esplanada dos Ministérios/Catedral Nossa Senhora Aparecida

Fotógrafa: Anna Paula Fotógrafo orientador: Ricardo Cifuentes

A esperança em tempos melhores nos dá força para lutar. Foto em preto e branco de homem de pé utilizando máscara e tocando violino com os seus equipamentos de som na frente e ao seu lado um vendedor de picolé e água sentado em frente ao seu carrinho. Atrás um pedaço da Catedral e muitas nuvens no céu.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down sentada em uma mesa de restaurante segurança um celular. Texto da imagem: Sou Anna Paula, tenho 19 anos, adoro dançar, viajar e curtir a família e amigos! Minhas fotos da pandemia foram feitas na Catedral… Pedi as bênçãos de Deus! O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: Art. 5° Local:Plano Piloto/Rodoviária

Fotógrafa: Beatriz/ Fotógrafa orientadora: Gisele Santos

O Direito de ir e vir deve conviver com princípios abrangentes que preservem a vida. Foto em preto e branco de itens de uma loja da rodoviária. Dentre eles, um espelho refletindo os transeuntes que utilizam máscaras no rosto.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down que utiliza óculos de grau e segura com uma das mãos a câmera fotográfica. Texto da imagem: Meu nome é Beatriz e nos meus 15 anos de vida fiz muitos amigos e demonstrei meu carinho e amor por todos que conheci. Busco refletir em fotografias a minha alegria em aprender, estar em comunidade e retratar a beleza nas paisagens de Brasília. Através das lentes da minha câmera, espero despertar em você também um pouquinho do olhar único e gentil que tenho de ver o mundo. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: O vendedor de Coco Local: Asa Norte/Parque Olhos d´agua

Fotógrafo: Matheus Humberto/ Fotógrafo orientador: Sérgio Camargo

O vendedor de coco transmite uma alegria que contagia. Foto em preto e branco de homem sentado abrindo um coco em sua barraquinha.

Descrição imagem 2: Foto em preto e branco de uma jovem com síndrome de Down que utiliza óculos de grau e segura com uma das mãos a câmera fotográfica. Texto da imagem: Eu sou Matheus Humberto, tenho 15 anos e curso o nono ano do ensino fundamental II. Sou fotógrafo, modelo, gosto de música, dança e adoro praticar esporte. Agora, meu desafio é aprender a andar de skate. Procurei retratar nessa exposição fotográfica, mesmo em tempo de pandemia, a arte presente em cada fotografia. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1: Logo da exposição. Texto da Imagem: Agradecimentos: O Diário da Inclusão Social e a Gi Sales Fotografia fazem um agradecimento especial aos fotógrafos parceiros que doaram seu tempo e conhecimento para acompanhar as saídas fotográficas e orientar os fotógrafos da Galera do DIS, tornando possível a concretização desse projeto. O rodapé da imagem traz 3 logos: DIS – Diário da Inclusão Social, Gi Sales Fotografia e Galera do DIS.

Descrição imagem 2: Seis fotos em preto e branco. Foto 1: mulher sorrindo com a mão no cabelo Nome: Gisele Santos. Foto 2: mulher em pé sorrindo com a câmera fotográfica pendurada no pescoço.Nome Jane Foto 3: mulher sorrindo em um estúdio fotográfico. Nome: Fernanda Resende. Foto 4: Homem segurando equipamentos fotográficos. Nome: Renato Braga. Foto 5: Homem sorrindo segurando com uma das mãos uma câmera fotográfica. Nome: Sérgio Camargo. Foto 6: Homem segurando câmera fotográfica com as mãos. Nome: Ricardo Cifuentes.

#pracegover: duas imagens lado a lado com fundo preto. Descrição imagem 1:foto em preto e branco de 11 jovens com síndrome de Down segurando suas câmeras fotográficas em meio a natureza. Texto da imagem: A Galera do DIS é um grupo de jovens fotógrafos com síndrome de Down que se uniram para mostrar ao mundo, através de seus cliques, toda a sua potencialidade! Juntos, desde 2018, o grupo já realizou diversas exposições, como o ” Galera do DIS – Clicando por ai” e ” um olhar especial para a natureza”.
Descrição imagem 2: release da exposição.

2 comentários sobre “Pandemia: Olhar Plural – uma exposição realizada por fotógrafos com síndrome de Down

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s