Todo ser humano possui características e peculiaridades que os difere dos outros. Seja a cor da pele, a nacionalidade, a classe social, o nível de escolaridade… Enfim, somos repletos de diferenças! E são justamente essas diferenças que nos tornam especiais e únicos.
Tenho o privilégio de conviver com pessoas com deficiência e sempre aprendo grandes lições com eles. Muitos possuem uma enorme sensibilidade para a música, para as artes. É lindo demais ver a entrega deles durante uma dança ou mesmo enquanto tocam um instrumento musical. Gosto de ver, também, a forma como eles abraçam os outros: é um abraço tão sincero e verdadeiro; e assim o é mesmo com aquelas pessoas que acabaram de conhecer!
As pessoas que estão acamadas, que se expressam apenas com um piscar de olhos, podem nos ensinar algo de valioso. E as pessoas mais humildes, que muitas vezes não tiveram oportunidade de frequentar a escola, já perceberam quanta sabedoria elas possuem? Isso porque eles têm um olhar diferente do nosso para com as coisas do cotidiano.
Leia também:
15 coisas que pessoas com deficiência gostariam que você soubessem
10 lições que o mundo precisa aprender com as pessoas com deficiência
As diferenças existem e penso que são até maiores que as semelhanças. Por isso, cabe a nós estarmos sempre abertos para captar o que cada pessoa tem a nos ensinar. Para tanto, é preciso nos despojar de todo o preconceito que tanto nos cega e nos impede de ver além das aparências.
É preciso, enfim, aprender a enxergar no outro o seu potencial, os seus valores, as suas qualidades. Tenho certeza de que você vai se surpreender e perceber que as maiores lições de sua vida virão das pessoas que você menos imagina!
Talita Cazassus Dall’Agnol
Deficiente é o olhar de quem se julga perfeito.
Parabéns pelo texto e pela atitude.
CurtirCurtido por 1 pessoa