8 Dicas para estimular seu filho em casa

Estimular nossos filhos é um processo diário e continuo…. Que faz toda a diferença para a sua qualidade de vida e o para o sucesso de seu desenvolvimento! E este  não precisa ser um processo maçante e cansativo, pelo contrário: pode e deve ser muito prazeroso para todos os envolvidos, até porque quanto mais envolvente, mais significativo!

Passo agora a compartilhar com vocês algumas atividades e brincadeiras que eu e o Caique gostamos muito de fazer em casa. Confiram!

1 – Leia  com seu filho: a leitura é uma das principais atividades de estimulação na vida de uma pessoa, ela desenvolve a atenção, concentração, o senso crítico, enriquece o vocabulário e inúmeros outros benefícios….Considero uma das horas mais gostosas para ler com Caique, a hora de dormir. Escolha um livro que seu filho goste e se ele souber ler você pode até dividir a leitura com ele; ele lê um paragrafo, você outro. Um dia você lê, no outro ele.. vão alternando. Importante também conversarem sobre o que vocês leram, troquem ideias. Viajem juntos nesse mundo tão especial da leitura!

2 – Façam uma receita juntos: Nossa, o Caique adora isso, preparar comigo seu lanche predileto: o bolo. Ele lê a receita, pega os ingredientes, coloca na batedeira, bate, unta a forma, coloca no forno e a cada cinco minutos pergunta se está pronto!!! E agora que descobrimos a receita de bolo de caneca, ficou ainda mais fácil. Fazer um suco, preparar o leite, muita coisa eles podem fazer! Lógico, sempre sob a supervisão de alguém, até que tenham já autonomia para fazerem sozinhos.

3 – Ter tarefas em casa: responsabilizá-lo com o cuidado de seus pertences é essencial e a isto agregar outras tarefas como catar o lixo da casa e colocar para fora, lavar a louça, alimentar os animais…. São pequenas tarefas, mas que trazem consigo grande importância para o desenvolvimento da sua personalidade, ajudando-o a ser mais participativo. Auxilia na autoestima, pois se sentem capazes, úteis, além de outros inúmeros benefícios.

4 – Brinque com seu filho: que tal brincar com seu filho daquilo que ele gosta, como: jogar vídeo game, jogar no celular, jogar  jogos de tabuleiro, dominó, quebra-cabeça, lego, , dançar, desenhar… Junte a família, vocês podem se divertir muito juntos!

IMG_0065[1]

5 – Exercitem-se juntos: uma boa ideia é andarem de bicicleta juntos ou mesmo jogar bola. Descubra o que vocês gostam de fazer, o importante é se exercitar. Afinal, praticar exercícios é qualidade de vida!

6 – Criem uma agenda: elabore com seu filho uma agenda com suas atividades diárias e deixe exposto no quarto dele para que ele possa acompanhar, isso irá ajudá-lo bastante a se organizar, além de auxiliá-lo a desenvolver a responsabilidade.


Leia também:

Como a Síndrome de Down mudou a minha vida


7 – Converse com seu filho:  não tem melhor maneira de estimulá-lo do que a velha e boa conversa, trocar ideias com ele, contar como foi seu dia, perguntar como foi o dele. Nessa hora você pode aproveitar para trabalhar com ele vários pontos que você observa que precisam ser trabalhados, por exemplo, orientar quanto ao uso do celular. Conversar sobre um filme que assistiu, uma música que ouviu….o importante é dialogar!

20170407_221848

8  – Convide os amigos para a sua casa: eles também vão adorar que você convide os amigos para passarem a tarde com vocês em casa. Peça a ajuda dele para preparar um lanche para receber os amigos. Esse momento é importante para ajudá-lo a aprender a dividir o que é seu, além de uma oportunidade para você observar como ele está se relacionando com os colegas e poder orientá-lo melhor contribuindo em sua socialização.

Todas essas situações são oportunidades  para estimular nossos filhos, mas essas são apenas algumas sugestões que você pode enriquecer e ainda acrescentar muitas outras. O importante é estarem juntos! Se tiver outros filhos, envolva-os também, certamente vocês vão se divertir e aprender muito!


Por Luciene Freire Cazassus Arantes


Um comentário sobre “8 Dicas para estimular seu filho em casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s