9 dicas de brincadeiras para estimular seu filho no trânsito

Vida de mãe é uma correria sem fim, cuidar da casa, dos filhos, do marido, de nós mesmas e ainda trabalhar fora…  Todo o tempo é precioso! Por isso, sempre precisei otimizar todo o tempo que tinha; e percebi que passo muitas horas do dia no trânsito levando meu filho para terapias, escola, aula de música, atividades físicas…. e então aproveitava este precioso tempo para estimular meu filho, de forma alegre, lúdica, descontraída e sem que percebêssemos, momentos que poderiam ser chatos, enfadonhos e cansativos tornaram-se mágicos, pois estávamos juntos, nos divertindo e aprendendo. Passo agora a dividir com vocês algumas brincadeiras e dicas que nos distraem em nossos caminhos.

1 – Converse muito com seu filho

Aproveite este momento que estão juntos para conversarem sobre todo tipo de assunto, estimule-o a usar a sua memória, pergunte sobre um filme que assistiram, peça que ele conte uma parte do filme que mais gostou, pergunte o nome dos personagens, do que se tratava o filme, onde se passava a história.

Pergunte para ele se sabe onde vocês estão indo, o que irão fazer lá…. Se estiver voltando para casa converse sobre o seu dia, o que fez,com quem encontrou…

Pergunte para ele o que ele comeu no café da manhã, no almoço, no jantar.

Pergunte para ele se sabe que dia da semana estão, ajude-o a se situar no tempo: se ontem foi domingo… hoje é? Dê dicas como:  hoje é o dia da aula de música. Que dia é hoje?

É muito importante que vocês tenham em casa uma agenda fixa com atividades que vocês sempre fazem, monte com ele e deixe exposta para que ele possa se situar melhor, por exemplo: domingo é dia da igreja, 2ª aula de música, 3ª Kumon, na 4ª fono e acupuntura….. e no carro vocês recordam esta agenda do dia.

2 – Cante

Aproveite este tempo para cantarem juntos músicas que vocês gostam. Comece a cantar a música e peça para ele continuar e faça o contrário também, ele começa você termina. Se souberem os nomes das músicas, cante um trecho para ele adivinhar que música que é….

3 – Brinque com os números

Conte os carros de uma determinada cor que passar em um trecho, se ele conseguir contar sozinho, veja quem conta mais carros. Conte as placas, as árvores, sugira contar até onde conseguir….


Leia também:

Uma vida feliz

Como a síndrome de Down mudou a minha vida


4 – Conte uma história

Conte uma história para ele e depois conversem sobre a história que você contou.

5 – Soletrar

Sugira para ele brincar de soletrar, você fala uma palavra e ele tem que soletrar. Esta brincadeira às vezes não é tão simples para eles, mas com paciência cada dia treinando um pouquinho, logo,logo ele estará craque!

6 – Leia

Leia as placas do caminho, outdoors, nome das lojas, das ruas, mesmo que ele não saiba ler, leia as que ele não conhece e deixe que ele faça a leitura incidental daqueles nomes conhecidos, como:  Mc Donald´s, Carrefour… Desta forma, ele irá se familiarizando cada vez mais com o mundo da leitura e escrita.

7 – Ensine para ele onde mora

Aproveite este momento para ensiná-lo o seu endereço, o número do celular de pelo menos um responsável. É muito importante que ele consiga memorizar estes dois dados, em caso de alguma eventualidade.

8 – Brinque com as letras

Fale uma letra e peça que diga o nome de alguma coisa que comece com esta letra. Por exemplo: A de abacaxi.

9 – Brinque de rimar

Brinque com as palavras rimando com elas, por exemplo: mato rima com pato, rima com sapato, lagarto, rato….

 

Se tiver um irmão que maravilha, envolva-o nas brincadeiras também, mais uma oportunidade de se divertirem  em família!

Este momento é de vocês! Invente, crie brincadeiras novas e divertidas, mas terão dias que vocês estarão tão cansados que só querem ficar quietinhos, tudo bem, curtam o silêncio. O importante é vocês estarem bem, este deve  ser um momento de descontração e prazer!!!


Por Luciene Freire Cazassus Arantes


 

Um comentário sobre “9 dicas de brincadeiras para estimular seu filho no trânsito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s