Convite – 1ª Amostra de fotos da APADAM no Aeroporto Internacional de Manaus

É muito bonito ver ações inclusivas de Norte a Sul do Brasil!E hoje o convite é para um evento muito especial que vai acontecer na capital manauara – Manaus. Confiram!

conviteapadam

A exposição será um momento para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas, sobretudo, para promover a inclusão social, conscientizando as pessoas, sobre a importância de tornarmos a sociedade mais inclusiva, bem como, desmistificar o olhar que a sociedade tem para com as pessoas com deficiência.

O acesso irrestrito e a inclusão da pessoa com deficiência, já é uma realidade em vários lugares do mundo inteiro. Entretanto, apesar da Lei Brasileira de Inclusão ser bastante ampla, as pessoas com alguma limitação física, sensorial, motora ou cognitiva, ainda sofrem preconceitos – seja quando procuram uma vaga nas instituições de ensino regular, seja quando procuram emprego, ou quando querem realizar seus sonhos: casar, ser modelo, ter grupos de amigos que não sejam pessoas com deficiência.

Percebe-se o quanto a sociedade precisa entender e conhecer as perspectivas que envolvem a acessibilidade, sobretudo a acessibilidade atitudinal, já que as atitudes preconceituosas são o principal motivo para a baixa escolaridade, para a dificuldade de acesso à informação, para a dificuldade de oportunidades de trabalho e capacitação de profissionais.

De acordo com o senso de 2010, existem no Brasil, 45 milhões de pessoas com deficiência. Muitas dessas pessoas vivem alijadas da sociedade, por desconhecimento de metodologias, tecnologias e estratégias de ensino que possibilitem a inclusão e o acesso. Portanto, entendemos que a educação é a forma mais eficaz de contribuir para a mudança social no que diz respeito às pessoas com deficiência.

Assim, a 1ª Mostra de Fotos da APADAM, retrata as pessoas com deficiência onde é ressaltada a importância da inclusão e da sociedade estar adaptada e acessível para qualquer cidadão. Resultados de pesquisas mostram que os registros fotográficos aumentaram a autoestima e contribuíram para que a sociedade acredite na capacidade das pessoas com deficiência. É um olhar sem preconceitos para o diferente que precisa ser disseminado de alguma forma e a arte da fotografia contribui para esta mudança social, por retratar o amor, a capacidade de aprendizagem e de trabalho, podem contribuir para a sociedade entender a importância da inclusão, a importância de dar oportunidade e condições para o seu desenvolvimento físico e psicossocial.

A APADAM é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pais, pessoas com síndrome de Down, amigos e profissionais afins interessados por uma causa comum: melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para as pessoas com síndrome de Down.

A síndrome de Down é um distúrbio genético, que é causada pela ocorrência de três cromossomos 21 (trissomia do 21). Além disso, é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais e é a causa genética mais comum de deficiência mental no mundo. No Brasil calcula-se que nasçam cerca de 8 mil bebês por ano.

Nós, do Blog Diário da Inclusão Social, estamos feliz em poder contribuir com mais essa iniciativa inclusiva!

3 comentários sobre “Convite – 1ª Amostra de fotos da APADAM no Aeroporto Internacional de Manaus

  1. Tania disse:

    Hoje aprendi um pouquinho mais sobre o grupo, através de duas mães em Brasília e tocou a mim e ao meu clube de Rotary , por saber de mães que estão mostrando os seus filhos e encorajando os para está inserido na sociedade é ser diferente e fazer a diferenaça. Isso é fantástico e eu apoio está idéia. Avante meninas da INCLUSÃO.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s