O mês de março foi marcado por eventos que celebraram o Dia Internacional da síndrome de Down em todo o Brasil. Toda essa movimentação foi feita para promover a inclusão social, conscientizando as pessoas sobre a importância de tornarmos a sociedade mais inclusiva, bem como, para desmistificar o olhar que a sociedade tem para com as pessoas com deficiência.
Nós, do Blog Diário da Inclusão Social, escolhemos uma forma muito especial para celebrar essa data: a Exposição Fotográfica ” 21 motivos para celebrar”. Isso porque pesquisas mostram que os registros fotográficos aumentam a autoestima e contribuem para que a sociedade acredite na capacidade das pessoas com deficiência. É um olhar sem preconceitos para o diferente que precisa ser disseminado de alguma forma e a arte da fotografia contribui para esta mudança social, retratando o amor, a capacidade de aprendizagem e de trabalho dessas pessoas.A fotografia contribui, igualmente, para que a sociedade entenda a importância da inclusão, a importância de dar oportunidade e condições para o desenvolvimento físico e psicossocial da pessoa com síndrome de Down.
Buscamos, por isso, retratar o cotidiano de jovens e adultos com a síndrome de Down, mostrando que eles levam sim uma vida normal e, ao mesmo tempo, são pessoas extraordinárias.
Os 21 jovens fotografados representam cerca de 300 mil brasileiros com síndrome de Down que precisam apenas de oportunidade para mostrar todo o seu potencial!
YOHANNA adora as aulas de Zumba, aprende as coreografias com facilidade e dança com muita disposição e alegria.
BEATRIZ é disciplinada no Ballet Clássico e aprende os movimentos graciosamente, se desafiando a cada aula.
LIA modela pelo Fashion Inclusivo com muito glamour e estilo. Ela enxerga beleza em todos os detalhes da vida.
TONICO é um artista plástico incrível que pinta no Ateliê Oficina da Cor e tem trabalhos que foram premiados.
FERNANDA é apaixonada pela pintura e realiza seu sonho ao cursar Artes Plásticas na Faculdade Dulcina de Moraes.
IAN se interessou pelo judô há 2 anos. Hoje sua habilidade no esporte e seu desenvolvimento físico são fantásticos.
SARAH adora utilizar a internet para diversas atividades. Em seu tempo livre ela assiste suas novelas e séries preferidas.
BÁRBARA se apaixonou pelo Pilates, se adaptou muito bem à modalidade e passou a exercitar sua consciência corporal.
PRISCILA ama os livros de colorir e com seus lápis de cor preenche cada página de sua coleção com muito entusiasmo.
GABRIEL se dedica ao karate-Do há 9 anos e está na reta final para conquistar a faixa preta, feito inédito em Brasília.
MATHEUS esbanja seu estilo há 1 ano nas passarelas, desfilando pelo Fashion Inclusivo com muita elegância.
CARLOS HENRIQUE é um talentoso aluno da Escola de Música de Brasília que adora tocar bateria e aprimorar o seu dom artístico.
MOHAMMED estuda fotografia há 2 anos e sua aptidão é incrível! Muito talentoso já expôs no Brasil e no exterior.
VICTOR começou a tocar bateria aos 9 anos, Cajon aos 11 e hoje aprende violão. Sua sensibilidade musical é fantástica!
BRUNA se encontrou no Street dance. Os movimentos rápidos são desafiadores, mas sua dedicação a tornou excelente na dança.
JOÃO VICTOR adora tocar violão e já faz aulas há 4 anos. Sua evolução é impressionante e ele sonha em ter sua própria banda.
FLÁVIO aprendeu a andar de bicicleta com os amigos aos 8 anos e adora pedalar pelas árvores do Parque da Cidade.
MARIA CLARA faz teatro desde 2010 e sonha cursar Artes Cênicas. Talentosa, ela se destaca nos palcos e quer atuar na TV.
ARTUR começou a nadar com 1 ano. Hoje ele pratica a natação, mergulha muito bem e gosta tanto de piscina quanto do mar.
VITÓRIA emoldura belos momentos seja com a câmera fotográfica ou com seu celular. Seu interesse na arte cresce a cada dia.
LUCAS é incrível com as baquetas e faz parte do grupo de percussão Batukenje, com o qual se apresentou muitas vezes.
*Fotos por Mohammed Dalloul, um jovem que também tem síndrome de Down.
Excelente trabalho! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Republicou isso em OXITERAPIA.
CurtirCurtido por 1 pessoa