Cursos a distância gratuitos sobre Inclusão Social

1.Curso a distância de atualização do profissional para o cuidado da Síndrome de Down

Estão abertas até o dia 26 de agosto as inscrições para curso a distância de atualização profissional para o cuidado da Síndrome de Down. A iniciativa é uma parceria da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com o apoio do Instituto Alana.

O objetivo do curso é fortalecer as políticas públicas nacionais relacionadas ao Programa Viver sem Limites, dedicado à qualificação do cuidado de pessoas com deficiência, e também de projetos internacionais como o Relatório mundial sobre deficiência, da Organização Mundial de Saúde e a Convenção dos direitos das pessoas com deficiência, que valorizam a diversidade humana e defendem a equidade de oportunidades para que as pessoas com deficiência exerçam seu direito de conviver e contribuir com a sua comunidade.

Entre os temas do conteúdo programático estão: o caminho da inclusão, a competência profissional no cuidado à saúde integral e compartilhada da pessoa com síndrome de Down, o uso de recursos pessoais e da comunidade, entre outros temas. Haverá ainda módulos específicos para cada área da saúde, que abrange os temas de estimulação global, desenvolvimento infantil, adolescentes e os desafios da vida adulta e do envelhecimento na síndrome.

As aulas terão início no dia 5 de setembro. O curso é gratuito e disponibiliza 150 vagas. Para mais informações, acesse a página do curso no portal da Faculdade de Medicina da USP. Clique aqui para a inscrição. 

FONTE: Educação Integral

2.Webnario sobre Educação Inclusiva : “Ensinar todos os alunos da sala de aula: a diferença na escola”

As práticas pedagógicas inclusivas são pouco conhecidas pelos professores, gestores e pais de alunos com e sem deficiência que frequentam escolas do ensino básico.No geral os professores adotam práticas que discriminam os alunos com deficiência nas suas salas de aula, tais como: adaptações curriculares, atividades facilitadas, objetivos limitados; avaliações em separado, professores assistentes que acompanham diretamente os alunos com deficiência, entre outras.Existem também problemas relacionados à promoção e à certificação dos alunos no ensino básico.

O Webnario será realizado pela RIED/OEA ( em português), com a renomada professora de educação inclusiva do país, a Dra. Maria Teresa Egler Mantoan.

Data: 28/07/2016

Horário: de 13h às 14h, horário de Brasília.

Para se inscrever, clique aqui!

 

2 comentários sobre “Cursos a distância gratuitos sobre Inclusão Social

  1. bemsabemos, o Blog da Anna disse:

    Talita, obrigada pela simpática visita. Que bonito este teu espaço. Antes, e acima, de tudo somos pessoas, todos. A lide com este universo nem sempre é trivial; exige conhecimento, mas acima de tudo, sensibilização para as diferenças sem dar a elas conotação sectária ou motivo para. Boa Sorte na tua caminhada por aqui.
    Anna.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s