Por que nem todo Down é igual?

 

Oi pessoal,

Decidi escrever este post para poder esclarecer uma dúvida que é muito recorrente entre as pessoas: Por que nem todo Down é igual?

down1

A Síndrome de Down é uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (18%). Além disso, acomete todas as etnias e grupos socioeconômicos igualmente.

down2

A síndrome também é chamada de “trissomia do 21”, já que diferentemente dos 23 pares de cromossomos que constituem, na maioria das vezes, o nosso genótipo, no caso da Síndrome de Down há um material cromossômico excedente ligado ao par de número 21.

 As pessoas com a síndrome apresentam, em consequência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados, tais como problema cardíaco, intestinal, ocular, deficiências de hormônios tireoideanos, dentre outros. Outro aspecto importante é que o portador da síndrome pode apresentar traços de outras deficiências, como o autismo.

Por isso, embora as pessoas portadoras da síndrome apresentem características físicas muito semelhantes, podem desenvolver comportamentos e um nível de desenvolvimento intelectual diferente dos demais. Alguns possuem maior facilidade de comunicação, se tornam praticamente independentes na fase adulta, vindo até a se casar e cursar uma faculdade. Outros apresentam grande dificuldade de se inserir em um contexto inclusivo e possuem um alto nível de dependência.

Nesse sentido, é  fundamental que os pais observem as características de seu filho para fornecer-lhe o tratamento adequado. Podendo, assim, ajudá-lo a desenvolver sua capacidade plenamente!

 

Você tem mais dúvidas sobre esse assunto? Deixe seu comentário pra gente!

Um abraço,

Talita.

3 comentários sobre “Por que nem todo Down é igual?

  1. Paulo disse:

    vélhice continuação querer entre melhor encontrar alguem sem musica minero acolhido couro pele mesma doença daw queriam ser cantores em final rua abcdm sp qual era saude crm drº momento ou que pais estavam trabalhando correio abcdm sp elhe queriam cantar esquina cavalete bradesco tecido cerebral eram dentadura ou cheiro avom fabricação perfumes boticário mão aplaudidas entro meus conhecimento capacete escolhinha rede recor capacete entrada registro cartorio rh humor psil ao ser avião estação ate arthur alvim

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s