5 barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam para realizar seus sonhos

As pessoas com deficiência possuem os mesmos sonhos que quaisquer outras pessoas: comprar um carro, estudar, formar uma família, comprar um apartamento, viajar de avião, arrumar um amor, ter estabilidade financeira, etc… Contudo, muitas são as barreiras que essas pessoas encontram para realizá-los:

  1. Muitas pessoas com deficiência não possuem renda própria e precisam do amparo de familiares ou de benefícios, como o BPC ( Benefício de Prestação Continuada);
  2. Algumas pessoas com deficiência precisam de cuidadores;
  3. Como quase todas as nossas cidades são carentes no quesito acessibilidade, geralmente as pessoas com deficiência gastam uma nota com transporte: carro adaptado (mesmo com isenção de impostos o investimento é alto), táxi adaptado, motorista particular;
  4.  Se estiver de férias e quiser curtir o calor do Nordeste, por exemplo, vai ter que fazer muitas horas extras para pagar a hospedagem. Isso porque não é comum achar nos hotéis quartos adaptados por um preço acessível;
  5. Apesar da lei de cotas, o mercado de trabalho ainda não está pronto para receber essas pessoas.

acessibilidade-pessoas-com-deficiência-foco-caicó

Dessa forma, esse grupo de pessoas possui dificuldade em cumprir metas ou realizar objetivos em sua vida e acabam em algum momento sentindo frustração, tristeza ou até mesmo depressão. Por isso, ações que promovam a  inclusão social são fundamentais para que as pessoas com deficiência não fiquem à margem da nossa sociedade!


Adaptado de QUAIS OS SONHOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?


 

4 comentários sobre “5 barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam para realizar seus sonhos

  1. Inovador disse:

    Ótimas observações ! É preciso haver ações não momentâneas mas fixas que incluam essas pessoas no mercado e na sociedade em geral.
    Temos uma sociedade adaptada ou melhor, feita para a maioria e acabamos esquecendo daqueles que realmente necessitam de um apoio a mais.

    Pessoas que possuem uma intersexualidade são consideradas deficientes ?
    Não poderia existir, assim como feito na Alemanha, um “terceiro gênero” que classifica essas pessoas como os dois sexos para que no futuro elas possam de fato mudar na certidão para o sexo desejável e aquele que ela ( e ) se tornou ?

    Obrigado, adoraria conversar mais !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário