Sete coisas que você não deve fazer e dizer para as pessoas com deficiência

Não pergunte à pessoa com deficiência qual é a sua deficiência. Não ajude sem perguntar. Não chame as pessoas com deficiência de “guerreiros”. Sete pessoas com deficiência revelam o que você não deve fazer ou dizer. Confira!

1.Não me chame de “guerreira”

As pessoas pensam que se você tem alguma deficiência, você não pode ser associado a nada que tenha a ver com beleza. Na percepção delas, deficiência combina com ” Feiura” ou ” algo não atrativo”. Claro que isso é ridículo. Quem disse que ser deficiente te desqualifica a ser bonito? Não importa se sua deficiência seja visível ou não, pessoas com deficiência podem ser incrivelmente atraentes em vários aspectos. Às vezes as pessoas me dizem: ” Você é tão bonita, mas está em uma cadeira de rodas…”. São essas pequenas coisas que me deixam realmente triste.

Também não gosto quando as pessoas me endeusam, dizendo que sou uma ” guerreira” ou que sou inspiradora – só porque fui ao shopping sozinha. Acho esse pensamento muito padronizador! Não diga isso para mim a menos que eu tenha enfrentado um tigre ou um crocodilo; ou feito algo extraordinário como voar até a lua. Não consigo entender como posso ser inspiradora fazendo coisas triviais do cotidiano.

Anne Wafula Strike MBE, 47, Essex
twitter.com/anne_w_strike

2.Não fale comigo como se estivesse falando com um bebê

É muito irritante quando as pessoas falam comigo como se eu fosse um bebê – elas olham para o meu aparelho auditivo e de repente começam a falar alto e devagar para que eu possa entender. Mas o meu problema é com a audição e não com a compreensão. Eu posso pedir para você falar mais devagar ou mais claramente, se precisar!

Joshua Salisbury, 22, Stoke-on-Trent
twitter.com/josh_salisbury

3.Não pergunte qual é a minha deficiência

Gostaria que as pessoas parassem de me perguntar qual é a minha deficiência. É uma pergunta invasiva e desnecessária; você só precisa saber quais são as minhas necessidades de acessibilidade, não porque as tenho. Você não pergunta para alguém que não tem deficiência detalhes sobre seu histórico médico; então por que comigo seria diferente? Se eu quiser que você saiba, irei te falar.

Alice Kirby, 26, Sheffield
twitter.com/alice__kirby

4.Não assuma que todas as pessoas com deficiência são iguais

Gostaria que as pessoas parassem de pensar que o mundo é feito puramente de pessoas sem deficiência e que a pequena minoria que é deficiente é facilmente identificável. Esse pensamento é algo que continuará nos mantendo à margem da sociedade, especialmente se pessoas restringem sua compreensão da deficiência a uma imagem em sua cabeça que diz que todas as pessoas com deficiência são iguais. Nós não somos todos iguais – assim como as pessoas que não têm deficiência.

Alex Lee, 22, London
twitter.com/1AlexL

5. Não me ajude sem me perguntar

Uma coisa que eu gostaria que as pessoas parassem de fazer é assumir que eu preciso de ajuda sem me consultar antes. Desde tentar me ajudar a guardar a minha bicicleta até servir a minha comida; isso é algo paternalista, frustrante e pode ser embaraçoso!

Devarshi Lodhia, 23, Cambridge
twitter.com/devlodhia

6. Não dê conselhos inapropriados

Pessoas me dizem: ” Ei, quando sua perna vai melhorar?”. O meu conselho favorito é: ” Irmã, vá a minha igreja que Deus irá te curar!”. Normalmente, nesse momento eu explico que a minha deficiência, poliomelite, não é genética e foi adquirida na infância. Aproveito para perguntar ” Você quer que eu chame um taxi?” enquanto eu me dirijo até o meu carro. Às vezes, se estou com amigos em um restaurante, o garçom pergunta para os meus amigos e não para mim qual é o meu pedido. Então eu digo que sou capaz de fazer o meu próprio pedido.

Acho que o público em geral tem boas intenções mas, sério, pense antes de me dar conselhos sobre a minha deficiência!

Placida Uzoamaka Ojinnaka, 41, Enfield

7. Não assuma que minha deficiência me define

É frustrante quando as pessoas veem a deficiência física como apenas uma dificuldade logística e que tenho que ser criativa  e buscar meios para contorná-las. Isso não define minhas motivações, ambições e identidade, então por que as pessoas tem essa visão?

Lottie Jackson, 25, Bristol
twitter.com/1ottie


Adaptado de ” Seven things you should stop saying and doing to disabled people” – The Guardian.


 

5 comentários sobre “Sete coisas que você não deve fazer e dizer para as pessoas com deficiência

Deixe um comentário