Conheça as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

A inclusão social é fundamental para a garantia dos direitos e para o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Contudo, para que a inclusão exista de fato é preciso eliminar as diversas barreiras existentes; seja no ambiente de trabalho, na escola ou até mesmo dentro de casa.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão ( Lei n° 13.146), as barreiras constituem ” qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”.

Essa lei apresenta, ainda, 6 tipos de barreiras, quais sejam:

1. Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. Essa categoria surgiu principalmente devido ao crescimento desordenado das cidades. Muitas ruas, avenidas e áreas urbanas tiveram que sofrer mudanças sem um projeto visando a acessibilidade, transformando-as em ambientes desagradáveis e de grande desafio para os deficientes.


Leia também:

CONHEÇA OS NOVOS DECRETOS QUE REGULAMENTAM A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO

COMENTÁRIOS À POLÍTICA NACIONAL PARA A INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – LEI N°7.853/1989 E DECRETO N°3.298/1999


Essas barreiras  podem ser encontradas em diversas formas, como: objetos, construções ou reformas mal projetadas, papeleiras, semáforos, quiosques, árvores, cabines de transportes públicos, cabines telefônicas que são encontrados em passeios e calçadas impedindo a passagem das pessoas com deficiência. Outro exemplo bastante recorrente é a construção de calçadas desniveladas, sem rebaixamentos e com degraus, além de obras particulares e comerciais que expõem no passeio objetos (andaimes, cadeiras, mesas, lixeiras, tapumes e outros) obstruindo a passagem, inexistências de vagas preferenciais em estacionamentos, existência de buracos, pavimentos irregulares e falta de piso tátil.

barreiraurbanistica

2.Barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados. Como exemplo dessas barreiras, temos os edifícios que não possuem banheiro adaptado ou que possuem portas tão estreitas que não permitem a passagem de uma cadeira de rodas.

barreiraarqui

3.Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes. Nos meios de transporte rodoviários, por exemplo, é obrigatório que haja assentos reservados para as pessoas com deficiência e para seus acompanhantes. Além disso, elevadores ou rampas auxiliam o transporte de deficientes físicos que utilizem cadeira de rodas no momento de embarque e desembarque.

Nos meios ferroviário e metroviário, a frota de veículos, assim como a infraestrutura de serviços, deverão estar acessíveis. Essa acessibilidade obedece ao disposto nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT (NBR 14020 e NBR 14021).

Para o transporte aéreo comercial, foi produzida a norma 14273, que estabelece, entre outras obrigatoriedades e recomendações, que seja destinado assento de corredor, com braços removíveis ou escamoteáveis, para pessoas em cadeiras de rodas.

acessibilidade_PMPA

4.Barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. Links não acessíveis por navegação por teclado, imagens sem texto alternativo, vídeos sem legenda e Libras são apenas algumas das barreiras encontradas em  sites. Muitas vezes erros pequenos como links repetidos, fontes muito pequenas e idioma da página não declarado no código-fonte, por exemplo, podem atrapalhar ou até impossibilitar a navegação dos usuários com alguma deficiência.  Além disso, essas barreiras também existem quando os programas de TV não oferecem audiodescrição, legenda e janela de libras.

legendas-e-janela-com-libras-sc3a3o-essenciais-para-total-acessibilidade

5.Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Essas barreiras são, infelizmente, as mais comuns na nossa sociedade e as mais prejudiciais também. Consistem nas atitudes e comportamentos preconceituosos, como: não aceitar a matrícula de um aluno com deficiência na escola, deixar o aluno com deficiência no fundo da sala de aula sem o atendimento adequado e fazer bullying.

barreirasati

6.Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

barreiratec


Por Talita Cazassus Dall’Agnol


 

5 comentários sobre “Conheça as principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

  1. miriamcarmignan disse:

    Olá Talita! Felizmente em nossa cidade, as exigências quanto as adequações para com as necessidades especiais, estão sendo cobradas em todos os aspectos. Caso contrário os estabelecimentos não mais recebem alvará para funcionamento. Isso é um processo lento, mas aos poucos vamos chegar lá. A conscientização deve ser insistente e permanente. Grande abraço. Miriam Carmignan, Blog Buscando o Sol

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eliane Aparecida Neves disse:

    Infelizmente temos muito que mudar quanto ser humano, nossos pensamentos e ações ainda não conseguimos entender que o deficiente tem sim suas habilidades é capaz sim muitas vezes melhor que até ´os que se dizem capazes´ Desejo que num futuro proximo isto se mude que as pessoas venham a investir para que elas se sintam cada vez mais útil e quebrar muitos paradigmas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário