10 coisas que os pais podem fazer para ajudar seu filho com autismo

Parece impossível, mas de alguma forma você conseguiu terminar tudo o que estava na sua lista de coisas a fazer e seu filho ou filha estão prontos. Talvez eles estejam muito bem integrados em algum programa de estimulação precoce e estejam bem adaptados na escola. Enfim, você não tem nenhuma ligação para fazer, nenhum encontro agendado. Você pode, finalmente, se dedicar às necessidades do seu filho.

Primeiramente, aprecie esse momento. Separe um tempo para celebrar o sucesso da estimulação precoce e/ou da interação do seu filho na escola e se abrace umas vinte vezes. Não esqueça de se presentear com algo bacana.

Então, respire fundo e prossiga para a próxima fase da vida do seu filho autista.

Eu me lembro estar nesta fase com meu filho mais velho que tem autismo severo e estava matriculado em uma escola integral; quando estava grávida do meu segundo filho. Enquanto parte de mim queria desesperadamente ficar deitada na cama o dia inteiro assistindo ” Sex and the City”, eu sabia que ainda havia muito a ser feito pelo meu filho autista. Por isso, compartilho com vocês 10 coisas que fiz ( ou gostaria de ter feito) quando o sistema educacional inclusivo já não dava mais conta do meu filho:

 

  1. Não importa o quão cansada você esteja, insira seu filho na comunidade. Foi difícil para mim  fazer isso com meu filho Justin, mas levar ele para sair para que tivesse um repertório de atividades de lazer foi crucial para sua felicidade e de nossa família. É uma forma de capacitá-lo a tentar fazer coisas diferentes durante sua vida, mesmo quando eu não estiver mais aqui para levá-lo para os lugares. Sim, estou sempre planejando!
  2. Se você ainda não fez isso, junte-se a um grupo de pais e/ou profissionais da área. Você fará valiosas conexões com eles. Tente encontrar pais que tenham filhos com o mesmo nível de autismo do seu filho; essas pessoas certamente serão uma fonte saudável de informações e te proporcionarão mais segurança.
  3. Se for possível, contrate um advogado para verificar o processo de inclusão de seu filho na escola. Assim, ele poderá identificar áreas que precisam de aprimoramento ou tranquilizar você de que a escola está fazendo tudo o que é possível por seu filho.
  4. Seja voluntária em alguma função na escola do seu filho. Essa é uma ótima forma de conhecer melhor os professores  e a administração da escola. Você também poderá fazer amizade com outros pais.
  5. Não importa o quão difícil possa ser o seu filho, deixe-o com uma babá e saia um pouco. Você precisa de uma noite longe do autismo de vez em quando. Mesmo que seja apenas por algumas horas, uma pausa na rotina será muito útil para o seu equilíbrio emocional.
  6. Contrate um professor particular para ajudar com algumas matérias que seu filho possa estar tendo dificuldade na escola.
  7. Conscientize seus amigos e familiares que não convivem com uma pessoa autista, como é criar um filho assim. E não tenha medo de pedir ajuda, quando necessário, mesmo que esteja precisando apenas de alguém para te escutar.
  8. Vá às consultas médicas que você tem adiado. Sua saúde é fundamental!
  9. Se envolva em atividades sobre autismo da sua comunidade. É tão maravilhoso encontrar famílias como a nossa! Isso te dará força.
  10. Cuide de você e não apenas de seu filho. Autismo é uma maratona, não uma corrida. Por isso, é fundamental que você e seu filho estejam inteiros, saudáveis e felizes. Faça o que for necessário para isso!

Por Kimberlee Rutan McCafferty , mãe de dois meninos autistas; autora do blog autismmommytherapist.wordpress.com


 

Um comentário sobre “10 coisas que os pais podem fazer para ajudar seu filho com autismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s