O dia internacional da síndrome de Down ( 21/03) está chegando! Por isso, preparamos uma seleção de livros muito especiais que têm protagonistas com a síndrome de Down. Confiram!
A nova vizinha escrito por Gisele Gama – o livro faz parte de uma coleção infantil e conta a história da menina Sara que ganha uma vizinha muito especial: Lia, que tem síndrome de Down. O jeitinho espontâneo e carinhoso da Lia encantam Sara e assim surge uma linda amizade. O livro celebra a diversidade de forma leve e descontraída ao retratar a amizade entre uma menina afrodescendente e uma menina com síndrome de Down.
#pracegover: Desenho com duas meninas sorrindo e se abraçando: uma afrodescendente e outra com síndrome de Down.
Mude seu falar que eu mudo meu ouvir escrito pela Associação Carpe Diem – é um livro escrito por pessoas com deficiência intelectual ( incluindo pessoas com síndrome de Down) para falar de seu direito à acessibilidade. Eles mostram que os limites estão cada vez mais tênues , cada vez menos impeditivos, pois a inclusão avança e abre espaços cada vez mais amplos. O livro, que tem formato de manual, é fruto da autodeterminação desses jovens, que batalham por maior participação e visibilidade social.
#pracegover: foto da capa do livro que é branca com borboletas coloridas.
Cidinha – símbolo do amor e da síndrome de Down escrito por Dorothéa Chaves – o livro retrata a vida da Cidinha, 55 anos, sob a perspectiva de sua mãe Dorothéa. Os relatos iniciam-se com o casamento de seus pais, passando, dentre outros, por seu nascimento como filha temporão, seu processo de inclusão na escola, os tratamentos que realizou e a pesquisa da UNB da qual fez parte.
#pracegover: foto da capa do livro que tem fundo verde e amarelo e o rosto da Cidinha ao centro.
Liane – mulher como todas escrito por Liane Martins Collares – o livro é fruto de um sonho da Liane Collares que síndrome de Down. Com a ajuda de familiares e amigos, a autora retrata a surpresa de seu nascimento e as estratégias utilizadas por seus pais para que estudasse em classes comuns de escolas regulares, além de sua trajetória de sucesso no esporte e a inclusão no mercado de trabalho.
#pracegover: foto da autora do livro segurando o seu livro e sorrindo.
Asas e flores – O Olhar fotográfico de Jéssica Mendes – As imagens reunidas no livro sintetizam o talento da fotógrafa Jéssica Mendes de enxergar beleza nos cenários mais simples e corriqueiros da vida e evidenciam sua busca pelo aprimoramento técnico. Nesse caminho, reforça a ideia de que a síndrome de Down é tão somente um detalhe na gama de aspectos que a caracterizam.
#pracegover: foto da capa do livro com foto do rosto da autora em preto e brando e o título cor de rosa.
Débora conta Histórias escrito por Débora Seabra – Contém oito histórias inclusivas, que no dizer de João Ubaldo Ribeiro “ são pequenas fábulas em que a preocupação central é sempre a compreensão, a empatia e a convivência cordial e afetuosa com os diferentes. São contos que ensinam docemente – e não só as crianças, porque os adultos também têm muito o que aprender com gente da grandeza de Débora Seabra.
#pracegover: foto da capa do livro com ilustração de uma menina sentada em uma árvore e lendo um livro.
Os Piratinhas do Bem no mundo das diferenças por Irlen Benchimol
O livro, que integra a Coleção Piratinhas do Bem da autora amazonense Irlen Benchimol, conta a história de um menino chamado Eugênio que nasceu com a síndrome de Down. É uma obra encantadora que fala sobre inclusão e que todos têm suas diferenças, demonstrando que, na vida, o que vale é o amor. E o amor contagia!
#pracegover: foto da capa do livro com ilustração de um barco com vários personagens: Piratas, índios e crianças com fantasia de boto cor-de-rosa.
Por Talita Cazassus Dall’ Agnol
Não li esses. Li outros dois maravilhosos: O livro de Julieta e Passarinha, sobre crianças especiais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, muito lindo o post, sou sua fã!
CurtirCurtido por 1 pessoa