A rotina de um rapaz com síndrome de Down

Muitas pessoas me perguntam como é o dia a dia do Caiquinho, o nosso menino Down; então, decidimos compartilhar com vocês um pouquinho da agitada rotina dele!

Confiram!

Na segunda-feira, o Caiquinho acorda cedo e vai para o Kumon onde estuda matemática e português. Para quem não conhece, Kumon é um método de ensino japonês que visa a repetição de exercícios para melhor fixação. Notamos uma melhora significativa na leitura e escrita dele; além disso, ele já consegue fazer contas básicas de matemática.

kumon

A tarde ele vai para Escola de Música de Brasília, onde faz aula de canto e coral e bateria! Essa é uma das aulas favoritas dele; inclusive, está aprendendo a cantar em latim!!!

EMB

A noite ele volta para casa, se arruma e espera o pastor Fuckner e sua esposa Marisa chegarem para fazer uma reunião de oração muito especial que acontece toda segunda-feira. Na reunião, ele toca e canta as músicas da igreja com muita animação, além de aprender sempre alguma lição bíblica.

pequenogrupo

Na terça-feira ele vai para o Centro de Ensino de Jovens e Adultos – CESAS, onde estuda atualmente. Isso porque o Caiquinho estudou na rede de ensino regular até a quinta série ( quando tinha uns 16 anos); mas acabamos decidindo colocá-lo em uma escola que se adequasse mais às necessidades dele, já que ele não estava mais conseguindo acompanhar o ritmo da turma do ensino regular e estava sofrendo muito com isso. Assim, no CESAS, ele tem a oportunidade de estudar com pessoas da idade dele ( hoje, ele tem 22 anos) e que possuem o mesmo nível de aprendizado. Ah, preferimos colocá-lo na série que condiz com o real nível de aprendizado dele, que é a terceira série.

horta

A tarde ele volta para casa, descansa um pouquinho ( como ele mesmo gosta de dizer!) e  faz as tarefas do Kumon e do CESAS. Ah, ele também gosta muito de tocar bateria, escutar música; além de ajudar nas tarefas domésticas, claro!

roupas

batera

jardim

Na quarta-feira ele vai para o Kumon, almoça com a mamãe e depois vai para o CESAS.

Na quinta-feira ele vai para o CESAS e no finalzinho da tarde ele vai para a aula de teatro que é promovida pela DFDOWN.

Na sexta-feira ele passa o dia inteiro fazendo atividades no CESAS.

No sábado ele acorda cedo e vai para a escola bíblica da igreja, no qual atua como recepcionista e fica super empolgado em receber as pessoas.

E no resto do final de semana, ele descansa, faz trabalhos manuais ( como artesanatos) e passeia com os amigos!!!

 

Por muitos anos, sua rotina incluiu também psicoterapia, fonoaudiologia, equoterapia; contudo, com o passar dos anos, fomos substituindo por outras atividades que se adequassem mais as suas necessidades!

Um beijo pra vcs do Caiquinho!

beijo

 

 

 

 

5 comentários sobre “A rotina de um rapaz com síndrome de Down

  1. Casa de Doda disse:

    Muito querido ele, Talita! Parabéns para vocês, por todo esse cuidado e dedicação. Minha cunhada é fonoaudióloga e trabalha com crianças com Down e autismo, e sempre fala, que o que eles mais precisam, além do carinho e cuidado, é da inclusão. De atividades que os façam sentir bem e ativos. Adorei conhecer a rotina do Caiquinho. Um beijo pra ele e pra ti também!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Dant Izàllài disse:

    Estudei em uma escola que a interação com as crianças com down era livre e normal; nunca achei algo estranho de conviver com eles (a).
    Sabia que estava em extinção esse tipo de conteúdo, mas não sabia que iria encontrar por aqui algo tão raro nesses tempos difíceis que estamos passando em nossa casa.
    Bom saber que existem pessoas engajadas em um programa de valor e ideais nobres.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s