Desde muito cedo, está claro para a humanidade que não somos seres solitários, somos, antes, sociais, pessoas que necessitam constantemente do outro, e assim somos mais felizes. A amizade, dentro de uma perspectiva científica, é compreendida como uma importante fonte de felicidade e bem-estar. Ela proporciona o apoio social, o compartilhamento de experiências, interesses, memórias, pensamentos, sentimentos e emoções.
A importância da amizade se estende, igualmente, para as pessoas com deficiência! Isso porque elas também precisam de amigos para o aprendizado de habilidades sociais, para obter apoio e segurança psicológica e experimentar os mais diversos sentimentos, como afeto e carinho.
Algumas pessoas me perguntam se o Caique, o nosso menino Down de 22 anos, tem amigos; ao que respondo prontamente: ele não só tem muitos amigos, como também tem uma vida bem badalada – cheia de festas, aniversários e muita diversão! Confiram!
O Caique e seus amigos adoram ir a festas bem badaladas nas quais podem dançar e se soltar a vontade!
Nas férias de julho, eles aproveitaram para fazer um passeio de barco bem divertido no Lago Paranoá em Brasília. E claro que não poderia faltar o DJ para animar!!!
E um cineminha no frio, quem não curte?!
E que tal um piquenique no parque com direito a aula de dança e desfile de moda?
Ou comer um lanche no shopping para botar a conversa em dia?
E assistir a um filme em casa com a amiga, não tem nada melhor!
É claro que as pessoas com deficiência têm amigos com as mais diversas deficiências ou mesmo sem deficiência! Afinal, o que importa mesmo na amizade é o carinho e a vontade de estar juntinhos.
E vocês, possuem amigos com deficiência? Compartilhe com a gente a sua experiência!
Talita Cazassus Dall’Agnol
Republicou isso em Porta Literáriae comentado:
Super verídico! É muito importante ter amigos ❤
CurtirCurtido por 2 pessoas