Projeto “Hortas Orgânicas, Jardins e Plantas Medicinais” para Pessoas com Deficiência

Trabalhar com pessoas com necessidades educacionais diferenciadas é sempre um grande desafio! Pensando nisso, o  Prof. Eron Oliveira, Engenheiro Agrônomo/Biólogo com a ajuda de outros profissionais, desenvolveram o Projeto Hortas Orgânicas, Jardins e Plantas Medicinais com o intuito de contribuir de forma efetiva, significativa e prazerosa no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência do CESAS – Centro de Educação de Jovens e Adultos do DF.

O projeto teve como foco principal a produção de hortaliças orgânicas destinada principalmente à merenda dos alunos, sendo que o excedente foi distribuído entre alunos, professores e funcionários. Além disso, foram cultivadas plantas medicinais  que podem ser utilizadas nos casos em que ocorram mal estar, dores de estômago ou outros, sempre mediante orientação dos envolvidos na atividade. Isso porque plantas medicinais não possuem contra indicação, desde que utilizadas nas dosagens recomendadas.

Outros objetivos do projeto foram:

  • Possibilitar aos alunos com deficiência uma atividade em que possam sentir-se capazes, produtivos e felizes, estimulando sua autoestima;
  • Trabalhar valores para a vida, como: responsabilidade, colaboração, persistência, dedicação, companheirismo, respeito e autonomia;
  • Atuar como facilitador do processo inclusivo;
  • Proporcionar maior interatividade entre professores e alunos por meio de práticas agrícolas;
  • Melhorar a qualidade dos alimentos consumidos na escola através dos produtos orgânicos produzidos na horta;
  •  Formar um cidadão mais crítico, engajado e sustentável, levando o aluno a entender que é parte do meio e consciente da importância dos pequenos gestos;
  • Trabalhar a cidadania com a conscientização de pertencimento ao mundo em que vivemos e consequente necessidade de cuidado e preservação do meio ambiente.

Você também pode gostar:

Experiências com a inclusão escolar

Centro de Ensino Especial, a inclusão começa aqui!


O projeto tem sido muito importante para o desenvolvimento dos alunos com deficiência do CESAS, com impactos visíveis em sua autoestima, desenvolvimento cognitivo e sociabilização. Além disso, os alunos têm demonstrado muito interesse no cultivo da horta e muitos trazem, inclusive, mudinhas de sua casa para contribuir!

O sucesso do projeto foi tão grande que teve até um stand no 6º Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública do Distrito Federal destinado a ele. E, claro, os alunos adoraram explicar para todos sobre o trabalho que desenvolveram na horta!

horta5

horta6

horta2

horta


Luciene F. C. Arantes


 

10 comentários sobre “Projeto “Hortas Orgânicas, Jardins e Plantas Medicinais” para Pessoas com Deficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s