Descubra como utilizar as suas habilidades para o trabalho voluntário

São inúmeros os benefícios que o trabalho voluntário pode trazer para a sua vida: melhora a saúde de quem está engajado, incluindo o aumento da longevidade, a melhora na qualidade de vida e a redução no estresse e na hospitalização; desenvolve a consciência social ; pode alavancar a sua carreira e trazer um novo significado a sua vida!

Mas, provavelmente, você deve estar pensando: “Como vou encaixar um trabalho voluntário na minha agenda?”; “Sou tímido demais para realizar visitas e conversar com pessoas que não conheço.”; “Acho que não vou dar conta de lidar com o sofrimento de pessoas em um leito no hospital.”; “Não sei como tratar pessoas com deficiência.” Por isso, é importante analisar todas as possibilidades que existem de voluntariado antes de iniciá-lo e, sobretudo, escolher as opções que mais se adequem às suas habilidades! Confira a lista que preparamos para você!

trabalho-voluntario

1.Para aqueles que têm facilidade de escrever

Se você tem facilidade para escrever textos diversos, que tal criar um blog? Isso mesmo! O blog pode ser voltado para divulgar o trabalho de ONGS e instituições que realizam trabalhos com pessoas carentes,deficientes,  pessoas com câncer, dentre outros. Assim você estará ajudando a divulgar e disseminar informações sobre o assunto!

2.Para aqueles que possuem facilidade no uso de redes sociais

As redes sociais servem para divulgarmos assuntos sobre a nossa vida pessoal, mas também pode ser uma ferramenta muito útil para divulgar assuntos relacionados a refugiados – no caso do Brasil, os haitianos -, a pessoas carentes, a inclusão de mulheres no mercado de trabalho e  a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, você vai criar uma rede de contatos de pessoas que se interessam pelo assunto! E, então, que tal criar um perfil no Facebook ou uma conta no Instagram com essa temática?

3.Para aqueles que são comunicativos

Você gosta de interagir pessoalmente com as pessoas? Então, visitar asilos, orfanatos e hospitais pode ser uma boa alternativa para você! Muitas vezes, basta um simples bate-papo para alegrar o dia de um senhor idoso, de um órfão ou mesmo de um paciente terminal. Busque os sites de instituições e confira os horários disponíveis para visita!

trabalho-voluntario-thumb-838x557-145777


Leia também:

5 atitudes para combater o preconceito

8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência


4.Para aqueles que gostam de doar

Se você prefere fazer doações em dinheiro, certamente elas serão muito bem-vindas! Isso porque essas instituições sobrevivem de doações e, algumas vezes, de aportes do governo. Com a tecnologia ficou ainda mais fácil doar! Existe um aplicativo de celular que reúne as principais instituições no Brasil. Basta escolher uma e fazer a doação em um clique! Confira mais em http://www.tokhelp.com.br/

5.Para aqueles que gostam de ensinar

O seu talento é ensinar as pessoas? Que tal reservar um tempinho para ensinar o que você sabe a pessoas que não têm condições de pagar? Pode ser uma aula de português, informática ou mesmo de algum  instrumento musical! Visite a instituição mais próxima de você e ofereça seus serviços!

O Site Padrinho Nota 10 tem uma lista bem abrangente de instituições de todo o país. A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais possui, também, unidades em todo o Brasil. Além disso, igrejas e centros espíritas costumam ter vários projetos dedicados ao voluntariado.

Com todas essas informações já dá para começar hoje mesmo um trabalho voluntário! Fazendo isso você irá transformar a sua vida e de outras pessoas também.

*Por Talita Cazassus Dall’Agnol

7 comentários sobre “Descubra como utilizar as suas habilidades para o trabalho voluntário

  1. M.B Gomes disse:

    Vim do Blog “A Nova Realidade” gostei muito do post, mostra sem restrições como alguém pode se engajar na luta pelo trabalho voluntário. E de certa forma mostra realmente o “trabalho” e não o só falar mal que muitos jovens compartilham por aí. Bem interessante a proposta.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s