8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência

Deficientes ou não, todos nós temos o poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais inclusiva para todos!

Embora já exista uma legislação brasileira consolidada no que tange as pessoas com deficiência , muitos ainda lutam por direitos civis básicos. Afinal, não é porque um presidente sancionou uma lei que 1) Ela será plenamente aplicada  e 2)  Ela fará parte de nossa cultura mudando a forma como vemos a comunidade de pessoas com deficiência.

Por isso,  nos inspiramos no artigo 10 Crucial Ways We Can Make Society More Inclusive for People with Desabilities e listamos aqui alguns caminhos para tornar a nossa sociedade mais inclusiva e igualitária. Confiram!

1.Ver a comunidade de pessoas com deficiência como consumidores em potencial  

A  sociedade ainda não vê a comunidade de pessoas com deficiência como um público alvo e consumidor em potencial. Isso porque estamos falando da maior minoria no mundo e a mais sub representada quando se trata de marketing de produtos. Embora parte disso decorra do fato de que existe uma grande diversidade entre as pessoas com deficiência, este segmento de consumidores ( e suas famílias) possui grande poder de compra. Aos poucos estamos vendo modelos com deficiência no mundo fashion e em comerciais, contudo isso precisa se tornar a regra e não a exceção.

2.Empregar pessoas com deficiência – Elas são ambiciosas e querem trabalhar

Pesquisas demonstram que menos de 1 em 5 adultos com deficiência estão empregados. A comunidade das pessoas com deficiência é ainda discriminada no âmbito do trabalho e por vezes são  recusados a assumir cargos ou mesmo na entrevista final de um emprego. No entanto, os empregadores precisam ver  a pessoa, incluindo a sua deficiência, como um ativo em potencial e não como uma responsabilidade.rollstuhlfahrer mit bewerbungsunterlagen

3. Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política                       

   Você consegue pensar em políticos ou  pessoas com altos cargos públicos que tem alguma deficiência? Se você olhar bem, vai ver que existem inúmeras pessoas no governo que possuem algum tipo de deficiência ( física, cognitiva, sensorial). Contudo, será que estamos encorajando as gerações de jovens com deficiência a se tornarem politicamente envolvidos?  Estudos mostram que as pessoas com deficiência ainda encontram barreiras arquiteturais, comportamentais e tecnológicas quando estão exercendo seu direito ao voto, como a falta de sinais em Braille, de rampas e de interpretes de libras.

4.Promover a Inclusão Social nas escolas                                                                          

  Como as pessoas com deficiência se sentirão integradas no ambiente escolar se a sua história não é contada? Como eles podem se sentir acolhidos se a história das suas conquistas na sociedade nunca é abordada em sala de aula?  E como podemos exigir que a sociedade seja mais inclusiva se as crianças não aprendem isso nas escolas? Quantas pessoas passam a vida escolar sem nunca ter tido um colega com alguma deficiência? A nossa consciência cultural em como tratar e interagir com as pessoas com deficiência precisa mudar, começando nas escolas. Nós precisamos valorizar nossos colegas por suas diferenças. Se isso é dito ainda na juventude, menos discriminação e mais inclusão irá acontecer. Ter crianças com e sem deficiência aprendendo lado a lado ajuda as pessoas a apreciarem os talentos e dons que todas as pessoas trazem consigo.  A inclusão social precisa estar integrada no sistema escolar, não apenas como uma matéria curricular, mas sobretudo no dia a dia das escolas. Como uma sociedade, nós temos a responsabilidade de promover a inclusão de nossas diferenças!

Leia também:

5 pontos importantes que você precisa conhecer sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

Trabalho e pessoas com necessidades especiais na prática

5. Empregar mais atores com deficiência na mídia                                                             

Nós precisamos ver mais atores com deficiência atuando de fato como alguém deficiente, e não um ator “normal” desempenhando esse papel. Ora, como uma pessoa “normal” poderia representar melhor uma deficiência do que uma pessoa com deficiência? Nossa mídia precisa fazer um trabalho melhor aceitando a deficiência como uma condição humana ao invés de um simples defeito ou imperfeição.

6.Prover bolsas escolares para atletas Paralímpicos

Atletas com deficiência deveriam receber mais apoio por meio de bolsas escolares. Infelizmente, a pessoa com deficiência ainda é mais vista como uma fonte de inspiração para as instituições do que como um parceiro de equipe que pode contribuir com pontos preciosos.  atletas

7.Tornar as viagens aéreas universalmente acessíveis                                                 

Muitas pessoas com deficiência são profissionais respeitados na sua área. Isto é, até eles chegarem no aeroporto e se tornarem dependentes de serviços especiais ou não poderem usar o banheiro uma vez se quer durante o voo. Muitas pessoas com deficiência enfrentaram experiências difíceis no aeroporto ou mesmo no avião – quando são deixados por horas sem uma cadeira ou acesso ao banheiro. O nível de desrespeito e invisibilidade que um passageiro com deficiência enfrenta pode ser frustrante! Preparar melhor a equipe de atendimento especial seria um caminho para promover uma experiência mais positiva. Poderiam, também, ser construídos banheiros de avião mais acessíveis. Muitos passageiros com deficiência deixam de viajar quando o voo é longo, por não poderem usar o banheiro durante a viagem. É incrível como as companhias aéreas não provêm os direitos humanos mais básicos para essas pessoas.

8. Perceber que as pessoas com deficiência também são seres humanos           

 É interessante como podemos ver uma pessoa em uma dimensão e esquecer que se trata de um ser humano também. Muitas vezes esquecemos que a pessoa com deficiência é primeiramente e acima de tudo um ser humano com desejos, talentos, habilidades, preocupações e sofrimentos, assim como todos nós. Na base de cada pessoa existem similaridades que compartilhamos por sermos seres humanos, e isso inclui as pessoas com deficiência!

 

Como você imagina que o Estatuto das Pessoas com Deficiência surgiu? Milhares de pessoas foram as ruas e se fizeram escutar! Por isso, capacite você e outras pessoas percebendo que o poder da sua voz pode promover mudanças que beneficiarão várias gerações. Nós precisamos nos tornar a voz da mudança! Se você nunca se fizer ouvir, nada vai acontecer, nada vai mudar. Vamos usar as nossas vozes para tornar a sociedade mais inclusiva e vamos valorizar as pessoas pelo que elas realmente representam – seres humanos incríveis e talentosos!

*Traduzido e adaptado por Talita Cazassus Dall’ Agnol

 

 

 

 

 

9 comentários sobre “8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência

  1. PoetaPoemah disse:

    Existem diferenças para serem igualadas e dificuldades para serem superadas, quando o assunto trata do tema” pessoas com deficiência ” pouco difundido o debate nos meios de comunicações, governo, escolas, não sendo observado com devida importância pela maioria, por estar fora do cotidiano o tema … Apenas uma breve obseAbraços.Ótimo blog. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Luciene Cazassus disse:

    Excelente artigo,filha!!! Apesar de todos os avanços e conquistas em relação aos direitos das pessoasc com deficiência, ainda estamos longe do ideal, principalmente no que diz respeito a comscientização do valor e importância da comvivência igualitária entre todos nós. De percebermos o quanto as pessoas deficientes podem contribuir com a sociedade, cada qual com seu potencial!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s