5 atitudes para combater o preconceito

Nem todos nós temos familiares próximos ou amigos com deficiência. Contudo, hoje é quase impossível não se conviver com alguém assim, seja no ambiente escolar ou mesmo no trabalho. Por isso, listamos aqui 5 atitudes que podem ajudar você no combate ao preconceito!

1 – Amplie o seu conhecimento

índice.jpg

Isso mesmo! A melhor forma de se evitar o preconceito é buscando conhecer melhor a deficiência em questão. Busque sites, livros e,se tiver oportunidade, converse com a família da pessoa deficiente.

2- Visite lugares que realizam trabalhos com pessoas com deficiências

MG_6566.jpg

Se você  ainda não teve a oportunidade de conviver com alguém assim, por quê não visitar uma organização social, uma escola especial ou mesmo um orfanato?  Procure se informar e saber quais são as instituições que fazem esse tipo de trabalho na sua cidade, como por exemplo a APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Aproveite para levar os seus filhos também! É uma ótima forma de conscientizá-los sobre o assunto.

3- Não julgue… Ajude!

riokids-preconceitodeficiente-720x300

Muitos pensam que pessoas com deficiência são apenas aquelas com aparência física diferente, tais como as pessoas com síndrome de Down ou cadeirantes. Contudo, existem aquelas que possuem apenas uma deficiência intelectual leve, que por vezes é muito sutil. Na infância, essas crianças chegam a não se distinguir das outras.

Por isso, quando perceber que alguém possui dificuldades de aprendizado para se comunicar ou mesmo para compreender o que se é falado, não julgue! Talvez essa pessoa tenha alguma deficiência e precise da sua ajuda.

4- Conscientize seus familiares e amigos

conversa136138-1-m-Thinkstock_e_Getty_Images

Converse com seus familiares e amigos sobre o assunto. Busquem juntos sanar dúvidas que por vezes transformam-se em preconceito.

Será que isso pega? ( Sim, ainda existem muitas pessoas que acreditam que as deficiências são como doenças contagiosas)

Como conversar com uma pessoa autista?

Será que ele vai ser agressivo comigo?

Por que ele não entende o que falo?

Por que ele é tão devagar?

5- Exerça a sua cidadania

img1031a

Percebeu que as calçadas do seu bairro não possuem rampa de acesso? Reclame com a prefeitura.

A escola do seu filho ou a sua faculdade não trabalha com pessoas com deficiência? Converse com a diretoria.

O seu trabalho não tem pessoas com deficiência? Converse com a chefia e busque alternativas para realizar o processo inclusivo.

Dessa forma, você estará exercendo a sua cidadania e contribuindo para a promoção da inclusão na sociedade!

 


Por Talita Cazassus Dall’Agnol


 

 

 

19 comentários sobre “5 atitudes para combater o preconceito

  1. Angela Maria Mascarenhas disse:

    Já me preocupo com os problemas do próximo, seja ele qual for. Fico pensando o que fazer para ajudar em alguma coisa pq me encomenda o sofrimento alheio. Gostaria sim conhecer uma escola por exemplo conforme citado. Acho que temos a obrigação de fazer algo por esses irmãos que vivem a deficiência de alguma forma. Vou acompanhar e conte comigo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sherry Teles disse:

    Lu, parabéns pela iniciativa! Devemos mesmo. ter mais espaço nas redes e conscientização social da importância da aceitação e inclusão carinhosa das pessoas portadoras de necessidades especiais! Bjao pra ele. 💕

    Curtido por 1 pessoa

  3. Wiliam Vilanova disse:

    Em breve irei escrever um post sobre inclusão social no meu blog e como sempre, enviarei meu amor através do texto. Levando até as pessoas uma forma diferente de ver a vida.

    Se enxergarmos a cada SEGUNDO a vida e tudo mais com AMOR não precisaríamos estarmos aqui agora escrevendo sobre isto. O amor é a própria inclusão. Eu te amo e você está incluso em minha vida. Ponto final. Assim eu enxergo todo mundo. Meu amor flui em cada um de vocês e faz a vida florescer.

    Não criem barreiras para NADA:

    Deixem seus filhos serem quem são. Deixem eles amarem livremente. Cuide-os bem, mas não os coloque dentro de caixinhas que aprisionam suas almas e tiram sua capacidade de voar no infinitos!

    Meu amor inclui todos em minha vida. E assim é!

    GRATIDÃO!

    e até mais…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário